Croqui de Moda

Toda produção de moda, seja ela um desfile ou mesmo uma simples peça de roupa que será confeccionada, passa pelo processo de criação: o esboço, o rascunho e o ao fim, o Croqui.

O croqui é uma palavra francesa meio aportuguesada (isso mesmo) que define a criação de um desenho, seja ela, o croqui na arquitetura, na engenharia ou na moda, o qual cito. É essencial para a criação de roupas e acessórios, que começa em um simples pedaço de papel e pode tonar-se uma peça real. 




A vestimenta que começará a ser criada em croqui não costuma seguir regras ou técnicas formais muito elaboradas, e é justamente essa ideia que o croqui traz. Apenas o exigido é um refinamento com lápis, grafite, e outros. Quanto à técnica de desenho, normalmente não envolve gestos elaborados ou refinados, como o claro-escuro e esfumado. Costuma caracterizar-se como um desenho de linha pura, com eventuais texturas rápidas, mais representativas que realistas. 
Até aí tudo bem, a parte de produção da roupa ou acessório em um croqui vai da criatividade de cada um, mas em relação ao formato do croqui, precisa da tal técnica e muita elaboração. Quem desenha ou já tentou alguma vez desenhar um croqui, sabe como é complicado desenhar perfeitamente como o corpo humano (na minha opinião o corpo humano é a parte mais difícil de se desenhar perfeitamente), é claro que, dentre os bilhões de seres humanos que a terra abriga um croqui não precisa ter exatamente a forma universal de um corpo, até porque temos os famosos croquis base plus size (mais tamanho) que são para outros formatos de corpo, ao contrário daqueles que vemos super magros que são os padrões de modelos. Mas especificamente,  no ramo da moda, os croquis plus size são para as gordinhas, gravidas ou homens com musculatura maior que a normal, só para exemplificar. Vooltando a parte do modelo do croqui, seja lá qual for o tamanho, tem uma regra básica para a sua produção, para que fique proporcional. A produção do desenho do croqui, começa pela parte da cabeça, esqueça aquela velha técnica de que tudo começa por baixo, como o desenho de uma casa, esqueça! Desenhando a cabeça, a próxima parte será o tronco, que se constituíra do tamanho de três cabeças. Da virilha ao joelho, serão duas cabeças, do joelho ao tornozelo são duas, e ao fim para a parte dos pés, usa-se meia cabeça. Entenda melhor: 



Mas ainda tem mais... pra muita gente, como eu, que tem dificuldades em desenhar mãos e braços, vai uma dica: Cotovelos na altura do umbigo e as mãos na altura de meia coxa (isso dependerá da posição que você dará para o seu croqui);

Essa será a forma do seu croqui, foi como falei, a estrutura nunca será a mesma de um croqui para o outro, não tem forma universal, até porque se tivesse não teria graça, o que vai acontecer é que vai variar o tamanho conforme você começará o tamanho do seu croqui, que no caso é a cabeça, o que fará ele não ficar desproporcional. 

Confiram fotos de algumas das minhas criações. *não são profissionais














0 comentários:

Postar um comentário