Tag do dia: Coco Chanel

Pra quem já conhece ou pra quem nunca ouviu falar, Gabrielle Bonheur Chanel foi uma famosérrrrima estilista francesa fundadora da marca Chanel. Foi a ÚNICA estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX (isso pouca gente sabe). Ela nasceu em 19 de agosto de 1883, ficou famosa por seus desenhos atemporais, roupas de marca registrada, e vestidinhos pretos.  
Chanel foi criada em um orfanato onde aprendeu a costurar. Ela teve uma breve carreira como cantora, antes de abrir a sua primeira loja de roupas em 1910. Nos anos 1920, ela lançou seu primeiro perfume e introduziu o terno Chanel e o famoso vestido preto, que é um charme. Logo após, ficou mais conhecida ainda por suas roupas simples mas sofisticadas acompanhadas de acessórios e váarios fios de pérolas. Quem resiste!!!






Seus primeiros anos, no entanto, não eram nada glamourosa. Após a morte de sua mãe, Chanel foi colocado em um orfanato por seu pai, que trabalhou como mascate. Ela foi criada por freiras que ela ensinou a costurar, uma habilidade que levaria a obra de sua vida. Seu apelido veio de outra ocupação inteiramente. Durante sua breve carreira como cantora, Chanel apresentou em clubes em Vichy e Moulins, onde ela foi chamada de "Coco". Alguns dizem que o nome vem de uma das músicas que ela costumava cantar, e Chanel mesma disse que era um "Abreviado versão de cocotte, a palavra francesa para "manteve a mulher", de acordo com um artigo no The Atlantic.
Ela foi empregada, prostituta, cantora e de tudo um pouco. Demorou para ficar famosa, mas batalhou muito.  
Foi a criadora dos perfumes mais famosos, bolsas, vestidos, esmaltes... 

Coco Chanel morreu em 10 de janeiro de 1971 em seu apartamento no Hotel Ritz. Ela nunca se casou, tendo uma vez disse: "Eu nunca quis pesar mais fortemente de um homem do que um pássaro." Centenas amontoados na Igreja da Madeleine para despedir-se o ícone da moda. Em homenagem, muitos dos enlutados usavam ternos Chanel.
Um pouco mais de uma década depois de sua morte, quem assumiu a marca Chanel foi Karl Lagerfeld. Hoje sua empresa homônima continua a prosperar e é acreditado para gerar centenas de milhões de dólares em vendas a cada ano.  Além da longevidade de seus projetos, história da vida de Chanel continua a cativar a atenção das pessoas. Houve várias biografias do revolucionário da moda, incluindo Chanel e seu Mundo (2005), escrito por seu amigo Edmonde Charles-Roux.

No recente filme biográfico televisão, Coco Chanel (2008), estrelado por Shirley MacLaine como o famoso designer em todo o tempo de sua carreira 1954 ressurreição. A atriz disse à WWD que ela tinha sido muito interessado em jogar Chanel. "O que é maravilhoso sobre ela é que ela não é uma mulher fácil simples de entender."


Sem dúvida nenhuma, Coco Chanel foi, e até hoje é uma das maiores estilistas de todos os tempos. Com seu estilo clássico conquistou quase todo o mundo, e graças a Karl, hoje ela ainda é lembrada com muito valor por todas passarelas e vitrines. 
Mas se você acha que já viu e ouviu de tudo sobre Coco Chanel, estão enganados... Aí vai umas curiosidades que pouquíssimas pessoas sabem: 

1 – Coco Chanel: Gabrielle Bonheur Chanel, mas quase ficou conhecida como "Chasnel". Tudo, graças a um erro de digitação no seu registro de nascimento, mas que foi consertado depois.

2 – Chanel costumava contar muitas mentiras sobre seu passado devido à vergonha que tinha de sua infância humilde e sem glamour.

3 – Uma de suas grandes criações, a bolsa 2.55 foi criada com a intenção de livrar as mulheres de terem que segurar as suas bolsas com as mãos. O número é uma menção a criação da bolsa, em fevereiro de 1955.

4 – Outra tendência lançada por Coco Chanel foi a pele bronzeada, ideia que conquistou as parisienses depois de uma visita de Coco à Riviera Francesa.


5 – Coco Chanel carregava uma tesoura no seu pescoço. Isso porque Chanel não fazia croquis utilizando canetas ou lápis, e sim… A tesoura!

6 – Seu perfume, Chanel nº5, é o mais famoso do mundo! E leva este número, pois Chanel acreditava que esse era seu número da sorte.

7 – Suas criações nas cores azul, vermelha e branca foram utilizadas por Chanel na primavera de 1939, época em que o medo tomou conta da França. As cores então serviram para representar o país.

Curtiu? Tem muito mais curiosidades sobre Chanel, mas a mais importante sobre ela, é que ela foi a mulher mais importante no mundo da moda e até hoje sua marca dá o que falar. 













O conforto possui formas. O amor cores. 
Uma saia é feita para se cruzar as pernas e 
uma manga para se cruzar os braços.

Coco Chanel



0 comentários:

Postar um comentário